Home > Notícias

Windows 8.1 ganha segurança com novos recursos de biometria e criptografia

Suporte nativo a leitura de impressões digitais, criptografia completa do dispositivo, mais segurança no IE e proteção seletiva de dados são algumas novidades no sistema

Eric Geier, PCWorld EUA

18/07/2013 às 19h25

Foto:

A maior parte da atenção dada ao preview do Windows 8.1 está focada nas muitas mudanças na interface e novos recursos. Mas “por debaixo dos panos” o sistema também traz uma série de melhorias de segurança que irão mantê-lo em sintonia com as mudanças na forma como navegamos, como compartilhamos dados entre dispositivos e que aparelhos usamos. Tais melhorias vão de mais segurança no navegador a criptografia integrada, passando pela exclusão remota de arquivos corporativos. Conheça a seguir um pouco mais sobre estas novidades.

Leia também
» Conheça os novos recursos do Windows 8.1

Melhor segurança por padrão no IE 11

O Windows 8.1 inclui o Internet Explorer 11, cuja novidade mais visível é o suporte a múltiplas janelas e sincronia de informações entre dispositivos. Mas também há melhorias de segurança que devem ajudá-lo a aproveitar os novos recursos sem medo.

O Enhanced Proteced Mode (EPM, “Modo Protegido Avançado” em português), um recurso que foi adicionado no IE10, agora será habilitado por padrão também no IE11 no modo desktop, em vez de apenas na Interface Moderna. Quando ativado o EPM habilita um recurso similar à uma “sandbox” (caixa de areia) chamado AppContainer, que impede conteúdo sendo executado em abas do IE acesse dados sensíveis e arquivos do sistema. Além disso o EPM executa as abas em processos de 64 Bits, oferecendo mais proteção contra ataques do que nos 32 Bits atuais.

win8seguro_ie11protegido-434px.jpg
Modo protegido avançado virá habilitado por padrão também na versão Desktop do IE 11

O IE11 também vai permitir que os softwares antivírus tenham mais integração com o navegador. Isto permitirá que extensões binárias - como controles Active X, frequentemente explorados por malware - sejam analisados por um software anti-malware antes que sejam executados. Isto também pode reduzir as chances de infecção por malware ou ataque usando extensões e barras de ferramentas maliciosas.

O suporte a Flash será incluso por padrão no IE11. As atualizações do Flash serão distribuídas através do sistema de atualização automática do Windows (ou por Políticas de Grupo em PCs corporativos). Isto deve reduzir as chances de ataques que exploram versões desatualizadas do Flash Player.

Windows Defender agora fica de olho na rede

O Windows Defender, programa antivírus nativo que é fornecido com o Windows, agora também inclui o monitoramento do comportamento da rede. Isto torna mais fácil detectar novos tipo de malware que normalmente não podem ser detectados por meios tradicionais, mas que produzem atividade anormal na rede ou em servidores de sua empresa. Os recursos antivírus tradicionais do Defender continuam presentes.

Criptografia de Dispositivos disponível em todas as versões do Windows.

O Windows 8 RT é mais conhecido pelo que falta nele do que pelos recursos que tem, mas uma vantagem sobre a versão “Desktop” do Windows 8 é a criptografia de dispositivos. Este recursos agora estará disponível para todos os usuários do Windows 8.1: ele será habilitado por padrão na maioria dos novos computadores com o sistema pré-instalado, e também em dispositivos suportados que recebam um upgrade para o Windows 8.1 com uma instalação limpa.

Consumidores que criarem e usarem uma Conta Microsoft para fazer login em uma máquina com o Windows 8.1, ou fizerem o login usando uma conta de um domínio de uma rede corporativa, terão seu PC ou dispositivo criptografado por inteiro.

A criptografia é basicamente uma forma simplificada do recurso Bitlocker encontrado nas versões Pro, Enterprise e Ultimate de versões anteriores do Windows. O Bitlocker continuará disponível nas versões Pro e Enterprise do Windows 8.1, dando aos usuários avançados e corporações mais opções de gerenciamento. 

Suporte nativo a impressões digitais

O Windows 8.1 tem um melhor suporte a biometria, incluindo suporte nativo ao uso de impressões digitais para autenticação em notebooks e aparelhos com um leitor de digitais integrado. Em vez de digitar sua senha, por exemplo, basta passar rapidamente um dedo sobre o leitor para fazer o login. 

win8seguro_fingerprint-600px.jpg
Impressões digitais poderão substituir senha para login e acesso a serviços como a Windows Store

Segundo relatos as impressões digitais poderão ser usadas para login no sistema, para autenticação em janelas do Controle de Conta do Usuário (UAC), acesso à Windows Store e outras partes do sistema. E é provável que vejamos mais suporte a biometria vindo de outros desenvolvedores de software também.

Limite o acesso a apenas um app

Um recurso novo em folha no Windows 8.1 é o Assigned Access (Acesso Designado), que estará disponível nas versões Pro, Enterprise e RT. Com ele é possível “travar” um computador ou dispositivo para que rode apenas um app específico. Este recurso pode ser usado para evitar que usuários rodem outros apps ou interfaces ou façam mudanças, acidentais ou propositais, e ajuda a proteger a privacidade de outras informações no aparelho. É fácil ver como este recurso pode ser útil no mercado educacional, ou mesmo em uma família com crianças e um tablet Surface RT. Um local público, como um quiosque, é outro possível uso para o Assigned Access.

O Assigned Access ainda não está disponível no preview do Windows 8.1, mas estará presente na versão final do sistema.

Proteja seletivamente seus dados

No Windows 8.1 a Microsoft aprimorou os recursos de controle remoto de dados do sistema. Empresas serão capazes de marcar dados específicos nos computadores e aparelhos dos usuários que devem ser criptografados, e estes dados podem ser remotamente excluídos se o aparelho for perdido ou se o funcionário deixar a empresa. Este recurso será especialmente útil com o crescimento da tendência BYOD, onde funcionários usam seus equipamentos pessoais na rotina de trabalho.

Melhor suporte a VPNs

Muitos de nós usam uma VPN (Virtual Private Network - Rede Virtual Privada) para nos conectar de forma segura a uma rede remota. De acordo com a Microsoft o Windows 8.1 terá suporte a uma maior gama de clientes VPN, embora ainda não haja mais detalhes sobre isso. Além disso o Windows permitirá que apps de terceiros iniciem conexões VPN automaticamente, possivelmente eliminando a necessidade de fazer isso manualmente com frequência.

win8seguro_vpn-600px.jpg
Windows 8.1 terá suporte a um número maior de clientes VPN

Melhor experiência e melhor segurança

O Windows 8.1 Preview tem muitas coisas legais, mas as melhorias de segurança mostram que a Microsoft está de olho nas tendências. BYOD significa que dispositivos pessoais estão cada vez mais lidando com dados corporativo importantes, então a capacidade de excluí-los remotamente em caso de extravio é vital. Todo mundo navega na web, então qualquer medida para tornar o IE mais seguro é bem-vinda. E VPNs e criptografia ajudam a impedir a ação de bandidos que monitoram redes abertas em busca de informações preciosas. E a maioria destes recursos já está disponível no preview do Windows 8.1, então você pode experimentá-los desde já.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail