Home > Notícias

Windows Azure já está disponível para 21 países; Brasil ficou de fora

Plataforma de computação em nuvem da Microsoft é aberta ao público junto com SQL Azure. País pode ter de esperar até junho.

Paul Krill, da InfoWorld/EUA

02/02/2010 às 11h40

Foto:

O Barsil ficou de fora entre os 21 países que desde segunda-feira (1/2) já contam com a plataforma pública de cloud computing da Microsoft, o Windows Azure. A informação foi divulgada em um post no blog oficial da empresa.  O SQL Azure, que oferece capacidades de banco de dados, também foi lançado. A previsão da companhia é que a plataforma seja aberta para o Brasil até junho.

A lista dos 21 países é composta por Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Cingapura, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Índia, Itália, Japão, Nova Zelândia, Noruega, Reino Unido, Portugal, Suécia e Suíça.

Os recursos do Windows Azure incluem computação, armazenamento, hosting e gerenciamento. A Microsoft inicialmente mostrou a plataforma em outubro de 2008. O sistema estava disponível em fase de testes para comunidade tecnológica (CTP, da sigla em inglês).

“Desde janeiro de 2010, centenas de consumidores mudaram do CTP para produção, e parceiros como a Origin Digital, GXS e 3M estão construindo e implantando soluções para a plataforma Windows Azure. A partir de agora, eles, junto com diversos outros parceiros, terão a possibilidade de vender soluções para consumidores, permitindo o alcance de novos mercados e aumentando a receita”, informa o blog do Azure.

Usuários que ainda não atualizaram o Windows Azure CTP para licenças pagas vão ter o serviço desabilitado e os dados do Windows Azure Storage ficarão disponíveis apenas para leitura. Usuários do SQL Azure CTP que ainda não fizeram a atualização poderão usar bancos de dados existentes, mas não poderão criar novos.

As contas do SQL Azure CTP que não forem atualizadas até 1º/3 serão deletadas, enquanto as do Storage CTP serão apagadas no dia 1º/4.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail