Home > Notícias

Windows Phone 7 é apresentado pela Microsoft em evento na Espanha

Uma interface mais 'pessoal' e forte integração com serviços da web, como o site Bing e as redes sociais, marcam a nova versão.

Redação do IDG Now!

15/02/2010 às 14h03

Foto:

A Microsoft revelou nesta segunda-feira (15/2), no primeiro dia do Mobile World Congress, em Barcelona (Espanha), os detalhes do Windows Phone 7 Series, seu próximo sistema operacional para celulares.

A apresentação foi iniciada e conduzida pelo CEO da Microsoft Steve Ballmer, mas o sistema foi detalhado por outros executivos da empresa, como o vice-presidente para a plataforma Windows Phone, Joe Belfiore, e o vice-presidente de negócios em comunicações móveis, Andy Lees.

Também nesta segunda-feira a fabricante chinesa HTC confirmou que terá aparelhos com o Windows Phone 7 em tempo para o Natal.

Mais pessoais
"Os celulares se parecem com PCs, mas não são PCs. Eles são menores e mais pessoais", argumentou Belfiore, que anteriormente havia trabalhado no tocador de mídia Zune. "A pergunta que fizemos foi: como poderíamos construir um celular que focasse no indivíduo e em suas tarefas, ajudasse a organizar suas informações e aplicações?", disse.

A resposta foi o Windows 7 Phone Series, cuja interface aposta na integração de diversos serviços online, tanto da Microsoft como de parceiros, e que abusa do controle multitoque da tela LCD e de efeitos gráficos avançados.

"Queríamos um design inteligente que colocasse o usuário no centro da experiência", contou Belfiore. "Poucos componentes, com hardware e software que funcionassem em uníssono. Um aparelho que soubesse com o que as pessoas realmente se importam."

 

windows_phone7_300.jpg

Três botões
Todos os aparelhos Windows Phone 7 terão três botões: Start, com o ícone do Windows, para acesso inicial; Search, que ativará o serviço de buscas Bing; e Back, para voltar à tela anterior.

As buscas feitas no Bing por meio do Windows Phone 7 darão preferência aos resultados locais, disse Belfiore. Uma busca por "sushi" feita durante a apresentação em Barcelona resultou numa lista de restaurantes próximas ao local do evento.

Belfiore contou ainda que o código do browser foi baseado no Internet Explorer do PC.

O componente básico da interface do Windows Phone 7 Series é o "tile", ícones quadrados que podem ser empilhados na tela e movidos ou acionados com um toque de dedo. Esses ícones podem mostrar conteúdo vivo, provenientes de serviços online como redes sociais, por exemplo.

Hubs
Os serviços e aplicativos foram organizados em cinco "hubs", ou centrais: People, Pictures, Docs, Music & Video e Games.

O hub People serve de agregador de dados sobre contatos, podendo servir de acesso a redes sociais ou a listas de endereços vindas do Outlook.

Em Pictures, aparecem as fotos recém-tiradas, as galerias de redes sociais e as que foram sincronizadas com o PC. Fotos do celular podem ir para o Facebook com um clique na tela.

O hub Music & Video mostra o lado Zune do Windows Phone 7. "Todo Windows Phone será um Zune HD", explicou Belfiore. Tal como o Zune HD, o smartphone com Windows será um ponto de compra de mídia online.

Já o hub Games busca estender o alcance dos games de PC e do Xbox para o smartphone, integrando-o à rede Xbox Live. "Games são uma experiência social", salienta Belfiore. "Do Windows Phone, você poderá ver seu score e requisições para se juntar a partidas. Será possível interagir com jogadores de outros smartphones, de PCs e dos consoles."

 

windows_phone7_games_300.jpg

Alfinetada
No meio da apresentação, como uma alfinetada ao modelo vigente sustentado por empresas como Google e Apple, um anúncio publicitário da Microsoft criticou a diversidade de interfaces para smartphones e o excesso de foco nas aplicações e não na experiência do usuário.

Foi só depois de sua exibição que ressurgiu no palco o CEO da Microsoft, Steve Ballmer. Além de frisar que o Windows Phone 7 se "diferencia claramente do passado", ele insistiu que nada muda em relação à importância que a Microsoft dá aos desenvolvedores.

"O software, a criatividade e a inovação dos desenvolvedores é fundamental", disse Ballmer. "Uma nova fundação, com um novo conjunto de ferramentas de desenvolvimento, estará disponível no mês que vem, e nós voltaremos a falar disso em março."

Ballmer declarou também que a estratégia para o Windows Phone 7 está baseada em três pontos-âncora, que são as comunidades de operadoras, de fabricantes e de desenvolvedores.

Parcerias
Sobre as operadoras, o vice-presidente sênior de negócios em comunicações móveis, Andy Lees, disse que a empresa mantém sua crença no modelo de parcerias. "A cada ano 1 bilhão de celulares são vendidos no mundo, e precisamos de parceiros para produzir e oferecer suporte aos aparelhos nessa escala", lembrou.

Entre os parceiros anunciados pela Microsoft durante a apresentação estão a Qualcomm (na fabricação do processador), Toshiba, Dell, Sony Ericsson, HTC, HP, LG e Garmin Asus. Lees disse que, embora espere variações em tamanho de tela ou presença ou não de teclado, os fabricantes de smartphones deverão seguir um núcleo de especificações de hardware comum.

"Nós ainda amamos as inovações que os fabricantes OEM oferecem, mas os aplicativos e os games devem ser capazes de explorar totalmente os novos hardware e software", ressaltou Lees.

As operadoras, por sua vez, poderão adicionar seus próprios serviços e software, e serão responsáveis não apenas pela distribuição dos aparelhos como também pelo suporte técnico e por serviços adicionais. A lista de operadoras parceiras da Microsoft inclui Telefónica, T-Mobile, Vodafone, AT&T, Orange, SFR, Verizon, Telstra e Telecom Italia.

"É um grande passo", avaliou Ballmer, no fim da apresentação. "O que queremos é unificar a experiência do usuário ao londo de todas as telas de sua vida: celular, PC e TV."

Ballmer disse que os primeiros smartphones estarão disponíveis no mercado em tempo para as festas de fim de ano de 2010. "Hoje foi o marco inicial."

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail