Home > Notícias

Windows Phone 7 tem apenas 2% do mercado nos EUA, abaixo das expectativas

A plataforma da Microsoft obteve resultados inferiores a estreia de outras plataformas como o Android, da Google, e webOS, da Palm.

IDG News Service

01/02/2011 às 13h50

Foto:

Em seus primeiros dois meses, o Windows Phone 7 alcançou a participação de 2% do mercado de smartphones nos Estados Unidos (EUA), de acordo com um relatório da empresa de pesquisa NPD Group, realizado durante o último trimestre de 2010.

Com esse índice, o Windows Phone 7 obteve números abaixo dos 4% do antigo Windows Mobile. E conseguiu resultados inferiores em comparação à estreia de outras plataformas como o Android, da Google, e webOS, da Palm.

Ainda segundo o estudo, o Android foi o grande destaque do período, aumentando em 9% sua participação e se tornando a principal plataforma móvel do país, com 53%. Já o iOS, da Apple, caiu 4 pontos, chegando a 19%. Enquanto isso, o BlackBerry, da RIM, caiu 2 pontos, empatando com a Apple em 19% e o Windows Mobile continuou seu declínio com 3 pontos, atingindo 4% do mercado.

Para a pesquisa, a NPD Group entrevistou consumidores com idade superior a 18 anos, que compram um novo telefone durante o período. Segundo a companhia, uma surpresa foi que pela primeira vez, os cinco principais aparelhos eram smartphones, em vez telefones comuns.

ChangeWave
Já outra pesquisa durante o período foi feita pela ChangeWave que analisou os planos de compra dos consumidores dos EUA. Pouco mais de 4 mil pessoas foram questionadas com a pergunta: "Qual sistema operacional móvel você prefere utilizar no seu próximo smartphone?"

O resultado apontou um empate técnico entre as plataformas iOS e Android que estavam quase empatadas no primeiro lugar com 36% e 35%, respectivamente. O BlackBerry, da Research in Motion (RIM), ocupou o terceiro lugar com 4%. Todos as três tiveram uma queda de 1 ou 2 pontos percentuais desde o levantamento anterior, realizado em setembro de 2010.

O Windows Phone 7, embora escolhido por apenas 5% em dezembro, foi o único sistema operacional móvel a mostrar crescimento em termos de preferência do consumidor, já que na pesquisa anterior o resultado foi de apenas 1%.  

Os primeiros modelos de Windows Phone 7 chegaram à venda nas operadoras norte-americanas AT&T e T-Mobile no dia 07 de novembro.

Microsoft
Por outro lado, recentemente, a Microsoft anunciou que 2 milhões de licenças do Windows Phone 7 foram vendidas às fabricantes no último trimestre do ano passado. O número mostraria que tanto as operadoras quanto o varejo estão confiantes na performance do SO.

A título de comparação, o primeiro celular Android, o G1, da HTC, precisou de seis meses para alcançar a marca de 1,5 milhão de unidades vendidas. Já a primeira versão do smartphone da Apple, o iPhone 2G, atingiu 1 milhão de aparelhos comercializados em 74 dias – quase dois meses e meio – após sua chegada às lojas.

Por outro lado, um embate mais atual não beneficiaria o Windows Phone 7. Atualmente, há mais de 300 mil ativações diárias de dispositivos com o sistema da Google, e, em apenas três dias, foram vendidos 1,7 milhão de iPhones 4.

É importante destacar, no entanto, que os números divulgados se referem a aparelhos que chegam às mãos do consumidor final, e não, como faz a Microsoft, aos que foram adquirido pelas fabricantes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail