Home > Notícias

Windows Phone 8.1 pode ser lançado em 24 de Junho

Informação foi publicada em uma página de suporte da Microsoft. Mas podem ser necessárias semanas ou mesmo meses até que as operadoras aprovem e distribuam a atualização.

Mark Hachman, PCWorld EUA

14/05/2014 às 13h20

WindowsPhone_Abre_Generico-520px.jpg
Foto:

De acordo com uma página de suporte da Microsoft o Windows Phone 8.1 será lançado em 24 de Junho, mas não está claro se as operadoras irão começar a distribuir a atualização aos seus consumidores na mesma data. A página com o ciclo de suporte de software na Microsoft foi atualizada com a nova informação, listando um “início do ciclo” em 24 de Junho deste ano, e o final em 11 de Julho de 2017.

“A Microsoft irá disponibilizar atualizações do sistema operacional, incluindo atualizações de segurança, por um mínimo de 36 meses a contar da data do início do ciclo”, nota a Microsoft. “Estas atualizações serão incrementais, com cada uma sendo feita sobre a atualização que a precedeu”. 

Entretanto a Microsoft nota que a distribuição das atualizações pode ser controlada pela operadora ou fabricante dos quais você comprou o aparelho. Resumindo: mesmo que você tenha um aparelho com o Windows Phone 8, pode não receber a atualização do sistema em 24 de Junho. As operadoras tipicamente levam semanas, meses, às vezes anos para validar uma atualização de sistema (isso quando validam) quanto à segurança a compatibilidade com seus próprios apps.

Oficiais da Microsoft não confirmaram a data da atualização. “O Windows Phone 8.1 começará a ser distribuído aos usuários do Windows Phone 8 nos próximos meses”, disse um representante da Microsoft via email.

A Microsoft anunciou o Windows Phone 8.1 no início de Abril, com novos recursos como um painel de notificações, ferramentas para gerenciamento de Wi-Fi e Bateria e o navegador Internet Explorer 11, entre outros. Mas a verdadeira estrela do show é Cortana, uma assistente virtual que concorre com o Google Now e a Siri, da Apple.

Se você não pode esperar pelo lançamento do Windows Phone 8.1, pode conseguí-lo hoje mesmo através de um programa para “desenvolvedores” da Microsoft no qual qualquer um pode se inscrever. A versão atualmente disponível para download é um preview, que não necessariamente reflete o que estará na versão final para os consumidores. 

Mas por causa de possíveis problemas de compatibilidade e segurança, atualizar seu smartphone para o preview para desenvolvedores provavelmente irá invalidar sua garantia. Se você tem espírito aventureiro (ou um segundo smartphone com o Windows Phone 8 de reserva), brincar com o preview faz sentido. Mas se prefere ser cauteloso, espere por uma atualização aprovada por sua operadora.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail