Home > Notícias

Windows Phone vai superar iPhone até 2015, aponta estudo

Apesar de início ruim, consultoria IHS acredita que sistema da Microsoft terá 17% do mercado global em três anos; Android deve manter liderança com folga.

IDG News Service / EUA

20/01/2012 às 16h34

Foto:

O Windows Phone deve tomar o segundo lugar do iOS, da Apple, no ranking mundial dos sistemas operacionais móveis até 2015, prevê a consultoria IHS.

Apesar de o mais novo sistema mobile da Microsoft ter demorado um tempo para conseguir qualquer projeção no mercado, a IHS acredita que a parceria da empresa com a Nokia será uma chave para o sucesso das duas empresas nos próximos anos e que os fabricantes de aparelhos Android, além da Apple, precisam ficar de olhos abertos.

A Nokia se encontra atualmente em terceiro lugar no ranking global de fabricantes de smartphones, atrás da Samsung e da Apple, mas os novos aparelhos Lumia – especialmente o Lumia 900 – ajudarão no ressurgimento do interesse pela companhia finlandesa, além de também impulsionar a plataforma Windows Phone, prevê a IHS.

Em 2015, projeta a consultoria, o Windows Phone terá 16,7% do mercado, bem acima dos meros 2% com que fechou 2011.

O Android continuará o líder do mercado de sistemas móveis ao aumentar sua fatia de 47,4% no ano passado para 58,1% em 2015. Já a participação do iOS vai cair gradualmente de 18% para 16,6% daqui a três anos, deixando, assim, o segundo lugar para o Windows Phone.

Lumia 900
“Um dos produtos mais quentes revelados na CES 2012 foi o Lumia 900, um smartphone com Windows Phone que traz um conjunto interessante de recursos que o torna competitivo frente às melhores alternativas oferecida pela plataforma Android”, afirma o analista sênior de comunicações wireless da IHS, Wayne Lam.

“Esse produto interessante representa o primeiro passo da Nokia para readquirir sua participação no mercado. Combinado com os esforços da Nokia para guiar o desenvolvimento do ecossistema Windows Phone, o Lumia 900 e seus sucessores vão ajudar a Microsoft a reivindicar o segundo lugar no ranking de sistemas para smartphones em 2015.”

As projeções também pintam um quadro ruim para a RIM (Research In Motion), que quase nem foi citada no relatório da IHS. Em 2015, a participação no mercado de aparelhos que não tenham os sistemas iOS, Android ou WP será de apenas 8,6%, contra 32,7% registrados no ano passado.

Vale lembrar que a consultoria IDC já realizou a mesma previsão do Windows Phone superar o iPhone em 2015. No entanto, o relatório, divulgado em junho de 2011, previa que o sistema da Microsoft terá 20,3% contra 16,9% da Apple. Além disso, o Android também continuará líder, para a empresa, com 43,8% do mercado, informou na época a IDC.

E você, concorda com as previsões do mercado de que o iPhone será superado pelo rival da Microsoft? Nos diga nos comentários abaixo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail