Home > Dicas

Windows Vista: 12 formas de se livrar de recursos desnecessários

Opções de interface inúteis, ferramentas supérfluas e outros recursos deixam seu computador mais lento. Desative-os já.

Lincoln Spector, da PC World / EUA

05/02/2009 às 11h34

utilitarios_vista_150.jpg
Foto:

utilitarios_vista_150Nome: Vista. Sobrenome: Excesso. A mais recente versão do Windows tem muito código, mais do que todas as versões anteriores, e parte deste código é simplesmente supérflua.

Tanto código acaba deixando o sistema operacional lento. Você pode reconquistar algum desempenho perdido do PC desativando recursos dispensáveis.

Há pelo menos uma dúzia de funções do Vista que podem ser desabilitadas imediatamente. Mas será que você deve exterminar todos os recursos que vamos mencionar a seguir? Depende do seu computador, dos seus hábitos de trabalho e do seu gosto pessoal.

Atenção leitor: antes de executar qualquer programa em
seu computador, principalmente os que fazem alterações no Registro do
Windows ou modifiquem informações em seu HD, lembre-se de fazer um backup de segurança do registro do sistema, criar um ponto de restauração e fazer backup dos seus dados.

Barra lateral
Você paga um preço alto em termos de desempenho pelo simples prazer de olhar para o relógio analógico, o visualizador de slide-show em tamanho thumbnail e o feed de notícias RSS, tudo alocado na barra lateral do Windows Vista.

A remoção da sidebar inteira acelera bastante a máquina, principalmente na inicialização. Para tirá-la do caminho, basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer ponto dela e selecionar Fechar Barra Lateral. Desmarque Iniciar Barra Lateral quando o Windows iniciar e clique em OK.

Aero
A Microsoft reúne muitos aprimoramentos visuais do Vista sob um guarda-chuva de tecnologia e marketing: a interface Aero. Entre estes recursos estão os thumbnails das janelas que aparecem quando você passa o ponteiro do mouse sobre a barra de tarefas.

A Aero acrescenta um pouco de praticidade e muita ostentação à interface do Vista. Para fechá-la, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho do Windows e selecione Personalizar.

vista_rec_inut_01.jpg
Aero e miniaturas: são recursos legais, mas desnecessários

Na caixa de diálogo Resultante, Cor e Aparência da Janela, clique em Abrir propriedades de aparência clássica para ver mais opções de cor (se você não vir esta opção é porque o Aero já está desativado). Selecione Windows Vista Basic e clique em OK.

Interface sem frescuras
Você pode economizar mais ciclos de clock se aposentar outros elementos da interface que enfeitam o Vista, nem todos eles diretamente ligados ao recurso Aero.

Para ver as opções, selecione Iniciar, clique com o botão direito do mouse em Computador e selecione Propriedades. Clique no link Configurações Avançadas do Sistema, na aba Avançado e, em seguida, no botão Configurações dentro da caixa Desempenho.

Você pode desmarcar todos os itens listados selecionando Ajustar para obter um melhor desempenho ou simplesmente desmarcar os que não lhe interessam.

Desmarque Esmaecer ou deslizar menus para a exibição, Esmaecer ou deslizar dicas e ferramentas para exibição, Mostrar sombras sob menus e Abrir caixas de combinação. Deixe ativadas as opções restantes.

vista_rec_inut_02.jpg

Enfeites: deixam a tela com melhor
aparência, mas consomem recursos

Assistência remota
Se você roda o Vista Business ou Ultimate, pode usar Assistência Remota para controlar um PC a partir de outro – ferramenta útil se você fornece suporte técnico regularmente para um parente distante, por exemplo.

Mas se não é o seu caso ou se você prefere usar um aplicativo de controle remoto de terceiros, Assistência Remota não passa de um desperdício de recursos.

Para se livrar dele, pressione Iniciar, clique com o botão direito do mouse em Computador e selecione Propriedades. Clique em Configurações Remotas. Desmarque Permitir conexões de Assistência Remota a este computador.

Impressão via web
Você costuma imprimir documentos pela internet? Então, provavelmente, não vai perder nada se desabilitar o Cliente de Impressão via Internet do Vista.

No Painel de controle, clique em Programas, depois em Programas e Recursos e no link Ativar ou desativar recursos do Windows à esquerda para obter a caixa de diálogo Recursos do Windows. Amplie a seção Serviços de Impressão e desmarque Cliente de Impressão via Internet. Selecione OK e espere até o sistema pedir para reiniciar.

vista_rec_inut_03.jpg
Imprimir pela web: quase ninguém usa

Windows Meeting
O Windows Meeting é um recurso legal, um programa de colaboração peer-to-peer embutido no Windows que permite que você compartilhe arquivos em uma rede e edite-os com um colega de trabalho que se encontra em outro local.

Mas, como a maioria das pessoas que não faz uso dele no dia-a-dia, é melhor desativá-lo.Basta desmarcar o Espaço de Reunião do Windows enquanto você está na caixa de diálogo Recursos do Windows.

Se você ainda não está nesta caixa de diálogo, veja na dica anterior as instruções para chegar lá.

Ultimate Extras
Uma das melhores coisas que você pode fazer exclusivamente no Vista Ultimate Edition é desativar os recursos realmente supérfluos que só existem nele.

Refiro-me, é claro, aos Ultimate Extras, add-ons que apenas os usuários do Ultimate podem baixar. Caso possua o Ultimate, vá até Windows Update (Iniciar, Todos os Programas, Windows Update), clique em Exibir atualizações disponíveis e elimine todos os elementos sem importância.

Os extras incluem um jogo de pôquer e alguns aprimoramentos ao BitLocker. Você pode exterminar os Windows Ultimate Extras no painel de controle Recursos do Windows: clique em Ativar ou desativar recursos do Windows para abrir a caixa de diálogo Recursos do Windows e, em seguida, desmarque Windows Ultimate Extras.

Tablet PC
Se você usa um tablet PC, provavelmente adora os recursos para ele do Vista, principalmente do Painel de Entrada para escrever com uma caneta stylus. Mas estes recursos são inúteis para os demais usuários.

Desabilitá-los no Vista é um processo em duas etapas: primeiro, abra o Painel de Controle, Programas e Recursos e clique no link Ativar ou desativar recursos do Windows para obter a caixa de diálogo Recursos do Windows. Em seguida, desmarque Componentes Opcionais do Tablet PC.

vista_rec_inut_04.jpg
Tablet PC: se não tem um, esqueça

Você termina o trabalho na janela Serviços, que se abre ao clicar Iniciar, digitar Serviços e pressionar Enter. Encontre e dê um duplo clique em Serviço de Entrada do Tablet PC. No menu dropdown Tipo de inicialização, selecione Desativado e clique em OK.

Readyboost
Se você não usa este recurso, ele está deixando seu sistema um pouco mais lento. Você pode desativar ReadyBoost em serviços. Se você ainda não estiver lá, clique em Iniciar, digite Serviços e pressione Enter.

Encontre e clique duas vezes em ReadyBoost. No menu drop-down Tipo de inicialização, selecione Desativado e clique OK.

Indexação de buscas
Usar ou não? Se você desativar o conveniente recurso de indexação do Vista, suas buscas ficarão lentas demais. Por outro lado, se você descartá-lo, provavelmente vai acelerar bastante o uso geral do PC.

Em outras palavras, desabilitar a indexação só ajudará a performance do PC se você raramente busca arquivos por conteúdo ou usa uma ferramenta de terceiros, como o Copernic Desktop ou Google Desktop.

Se você se encaixa em um destes requisitos, dê adeus à indexação do Vista clicando em Iniciar, digitando Serviços e teclando Enter. Encontre e dê um duplo clique em Windows Search. No menu drop-down Tipo de inicialização, selecione Desativado e clique em OK.

Arquivos Offline
Se você trabalha com arquivos armazenados em um servidor em algum lugar e não pode se fiar na disponibilidade contínua deste servidor, o recurso Arquivos Offline do Vista Business e do Ultimate facilita sua vida ao copiar os arquivos remotos para seu disco rígido e mantê-los sincronizados.

Evidentemente, este tipo de coisa não é para todo mundo. Se você não precisa do recurso Arquivos Offline, desabilite-o: clique em Iniciar, digite Serviços e tecle Enter. Encontre e dê um duplo clique em Arquivos Offline. No menu drop-down Tipo de inicialização, selecione Desativado e clique em OK.

Relatório de erros
Toda vez que ocorre um erro no Windows ele se oferece para informar o problema à Microsoft. Teoricamente, esta notificação ajuda a companhia a diagnosticar problemas.

Mas o mais provável é que o informe não seja resolvido ou termine em uma velha e grande pilha de informes de outras pessoas com o mesmo problema. Você está desperdiçando recursos preciosos.

Para desativar este serviço, abra a janela Serviços: clique em Iniciar, digite Serviços e pressione Enter. Encontre e dê um clique duplo em Serviço de Relatórios de Erro do Windows. No menu drop-down Tipo de inicialização, selecione Desativado e clique em OK.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail