Home > Notícias

Word ou Pages 08, qual é o melhor editor de textos?

Testamos o Word, do Office, e o Pages, do iWork. No geral, a briga terminou empatada. Veja as vantagens e desvatagens de cada um.

Por Macworld/Londres

29/04/2008 às 18h08

pages_word_150.jpg
Foto:

wordxpages150Do lado direito do ringue, o iWork, da Apple. Como oponente, o Office, da Microsoft.  Um duelo para saber quem leva a melhor no pacote de utilitários? Para conhecer o vencedor, a MacWorld preparou um especial com as vantagens e desvantagens de cada. No primeiro round vamos analisar os golpes dos editores de texto Pages 08, da compania de Steve Jobs, e do Microsoft Word, do concorrente Bill Gates.

Leia também:
> Mac para iniciantes: saiba como usar o Finder, o "Meu Computador
> Confira uma galeria de fotos com as gerações do iMac
> É possível rodar o Windows no Mac. E sem abandonar o Leopard

Para compará-los, Jeffrey Battersby, da Macworld de Londres, utilizou os programas para criar uma newsletter de quatro páginas.

O texto e layout foram criados nos dois programas, adicionando uma variedade de estilos de parágrafos e elementos de design, incluindo colunas, setas, capitular e gráficos.

A ferramenta para criação de layout de cada programa foi utilizada, gerando uma versão baseada em um modelo.

Digitando em formatação simples

Para testar a formatação foi criado um texto no layout padrão de cada programa, selecionando trechos e alterando seu estilo conforme o projeto. Esses passos iniciais foram simples ambos programas.

No Word, para formatar os elementos do texto, os estilos foram selecionados pelo menu Estilos, na paleta flutuante de Formatação. Para adicionar número de página Jeffrey utilizou a nova ferramenta Elementos de Texto.

No Pages a execução dessas tarefas foi um pouco mais difícil, mas nada tão complicado. Não é possível selecionar um estilo de um painel, é necessário abrir os Estilos de Parágrafo e escolher o tema desejado por lá. Há também a opção de configurar um atalho de teclado e acessar essa função com alguns botões.

++++

wordxpages150O editor de estilos do Word torna a escolha muito simples. Da paleta é possível abrir os estilos e alterar o atual. Na janela é possível alterar a fonte e seu tamanho, cores e outras opções.

Editar e atualizar estilos no Pages não foi tão simples. É necessário utilizar as ferramentas de formatação tradicionais para ajustar os parágrafos existentes, abrir os Estilos e escolher entre criar um novo estilo ou redefinir o atual. Isso não é extremamente difícil, mas a forma como o Word trabalha é muito mais intuitiva e simples.

O Word possui ainda outra vantagem para alterar rapidamente a aparência de um documento: os Temas. Os temas são coleções que alteram os estilos de parágrafos, fontes, formatos de parágrafo, cores e outros recursos com um simples clique do botão.

O programa da Microsoft possui 50 desses temas e ainda é possível criar o seu. Mas vale ressaltar que isso deve ser feito pelo PowerPoint. Já o  Pages come bola e não possui nada que se compare a isso.

No quesito edição básica o Pages e Word estão tecnicamente empatados, mas na criação e edição de estilos do Word leva, mais uma vez, a melhor.

Elementos avançados

Terminada a edição básica está na hora de inserir elementos mais complexos como colunas, seções, imagens e tabelas de conteúdos.

Os dois programas dão conta das seções e colunas, mas utilizam um vocabulário diferente. O que o Word chama de Quebra Contínua de Seção o Page nomeia Quebra de Layout.

++++

wordxpages150Capitular no Word também é muito simples, basta selecionar uma opção no menu. O Pages não possui uma ferramenta para capitular (primeira letra do parágrafo em destaque). É necessário criar uma caixa de texto com uma única letra dentro. O problema nessa solução é que o espaço nunca vai ficar correto.

As primeiras limitações do Word aparecem com os objetos flutuantes, como figuras e fluxos de texto. Para os iniciantes, as ferramentas de edição não são muito boas. Quando uma coluna de texto é alterada, o objeto flutuante “se recusa” a ficar no lugar.

Os objetos se movem como se amarrados ao texto que está próximo, destruindo o layout. Se todo o texto do documento for selecionado e apagado, as imagens irão sumir junto com ele.

As ferramentas de edição de imagem do Pages são muito melhores que as do Word. É possível alterar uma máscara de imagem ou adicionar um canal alpha. O Pages também trabalha objetos flutuantes de um modo mais dissociado do texto que os cerca.

Quando uma coluna é alterada, o objeto flutuante permanece no lugar. Se o texto é selecionado e excluído, o objeto fica.

Os dois programas trabalham marcadores (tabela de conteúdos) associados ao estilo do parágrafo, nenhum permite a inserção dos resultados em uma caixa de texto, no lugar eles insistem em colocar seu layout de pagina inteira.

++++

wordxpages150Quando o assunto são formatações mais complexas, o Pages dá uma boa lição no Word.

Templates

O próximo passo é alterar o modo de processamento de texto para um de layout de página. Nenhum dos programas permitiu a conversão direta em um layout de página, forçando um recomeço.

Tanto o Pages como o Word possuem uma boa coleção de templates, todos podem ser modificados para suprir suas necessidades. O Pages oferece uma melhor coleção e torna a modificação mais simples.

Nos dois programas os templates apresentam espaços para texto e imagem. Ambos permitem que texto e imagem sejam arrastados para esses espaços, mas trabalham essa ação de maneira diferente.

Quando um texto é arrastado para um destes espaços no Pages, o artigo padrão é substituído pelo novo. A mesma ação no Word resulta em uma nova caixa para o novo documeto.

Se o texto colado for muito grande para a caixa, os dois programas apresentam sinais visuais que indicam uma sobra, além do link entre caixas de texto.

++++

wordxpages150No Word, cada caixa é colorida e numerada em seqüência para tornar óbvio o fluxo do texto. Se o cursor é mantido em uma caixa de texto as outras caixas conectadas irão aparecer.

O Pages também demonstra como as caixas de texto estão relacionadas, mas é necessário clicar em alguma caixa existente para ver essa conexão. O programa mostra uma linha azul que liga as caixas.

A disposição dos elementos também pode ser organizada com um simples clicar e arrastar nos dois programas. Quando as páginas são movidas os números são atualizados automaticamente. Se as caixas de texto já estiverem conectadas nenhum dos programas reorganiza a seqüência.

Em escolhas mais avançadas para o texto, mais uma vez o Pages leva a melhor.

A palavra final

O Word pode ser a plataforma padrão para processamento de texto em empresas, mas o Pages se apresenta como uma excelente alternativa. Na edição básica e estilos de parágrafos o Word é superior, mas nos recursos mais avançados o Pages se mostrou similar e até melhor que seu rival da Microsoft. Resultado do primeiro roud: empate!

O segundo duelo será entre o Excel 2008 e o Numbers '08. Confira aqui na MacWorld Brasil.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail