Home > Notícias

WordPress: Serviço de blog informa que Justiça na solicitou bloqueio

Em entrevista exclusiva, Matt Mullenweg afirma que a Automattic não recebeu contato nenhum das autoridades brasileiras.

Lygia de Luca, repórter do IDG Now!

17/04/2008 às 10h02

Foto:

A Justiça brasileira não entrou em contato com o WordPress, revelou Matt Mullenweg, fundador da Automattic, mantenedora do serviço de blogs, com exclusividade ao IDG Now!, nesta quinta-feira (17/04).

“Nem os provedores nem o sistema de justiça do Brasil entraram em contato conosco. Só sabemos de blogueiros e usuários brasileiros preocupados quanto à censura de seus blogs”, diz Mullenweg.

Uma ordem judicial da 31ª Vara Civel do Tribunal de Justiça de São Paulo pediu, na semana passada, o bloqueio de um blog do WordPress com conteúdo criminoso, o que poderia tirar do ar todos os blogs hospedados no serviço, segundo a Abranet (Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet).

Leia mais sobre o bloqueio do WordPress:

> Blog: teremos mais uma Cicarelli na web brasileira?
> Acesso e uso do WordPress explode no Brasil

O presidente do conselho diretor executivo da Associação Brasileira de Provedores de Internet  (Abranet), Eduardo Parajo, afirma ter enviado um documento à Justiça explicando que "não seria possível, por questões técnicas, bloquear só um endereço e que isso afetará outros usuários".

Além disso, a associação aconselhou o juiz responsável pela decisão de encaminhar uma solicitação direta ao WordPress pedindo que retirasse o site do ar.

Mullenweg afirma, contudo, que a empresa não foi contatada e que ficou surpreso com a decisão da Justiça. “Nunca ouvimos falar deste blog”, afirma.

++++

O fundador do WordPress reitera a posição oficial do WordPress de que é possível efetuar o bloqueio apenas da página criminosa sem tirar todos os blogs brasileiros do serviço do ar. “Uma vez que um blog tem seu próprio domínio, deveria ser trivial para os provedores bloquear apenas ele, sem punir milhões de outros usuários.”

Embora a Abranet tenha dito num primeiro momento que o bloqueio de uma página implicaria em tirar todos os blogs brasileiros do ar, a associação voltou atrás após o WordPress afirmar que o procedimento é possível.

“Não é impossível, mas depende da infra-estrutura de cada provedor, e o processo é complicadíssimo", diz Parajo.

A Abranet informou nesta quarta-feira (16/04) que passou a ordem da Justiça para todos seus afiliados e que não tem prazo fechado para que o bloqueio à ferramenta de blogs comece.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail