Home > Notícias

Worm Kido já contaminou mais de 9,5 milhões de PCs em todo mundo

Variante da praga Kido, descoberta no ano passado, se espalha via rede e pen drives. PCs com Windows atualizados estão imunes.

Redação do IDG Now!

20/01/2009 às 15h34

Foto:

Um worm conhecido como Conficker, Downandup ou Kido já contaminou mais de 9,5 milhões de computadores no mundo e continua se espalhando com uma velocidade assustadora. A praga se aproveita de falhas no Windows para se espalhar via redes e pen drives e estima-se que esteja contaminando 1 milhão de novos computadores por dia, segundo informou Mikko Hypponen, chefe de pesquisa da F-Secure, empresa especializada em segurança.

O verme foi descoberto em outubro de 2008, quando foi lançada uma correção para o Windows que impedia o Kido de se espalhar. Uma nova variante do vírus, porém, conseguiu se espalhar com rapidez. A praga se instala no computador e abre uma conexão com os computadores dos hackers, que podem controlar a máquina contaminada a distância.

Segundo a F-Secure, o verme é "inteligente" e usa um algoritmo complexo para gerar centenas de endereços web diferentes. Na realidade, o vírus se conecta a apenas um servidor, mas os programas antivírus não conseguem identificar de onde parte o ataque e não conseguem bloquear a ação do Kido efetivamente.

Segundo o especialista de segurança da Kaspersky Lab Eddy Williams, os países com o maior número de computadores infectados são o Brasil, a China, a Índia e a Rússia. Quem tem as últimas atualizações da Microsoft instaladas, porém, não tem tanto a temer, já que a praga é ineficaz em sistemas atualizados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail