Home > Notícias

Worm Stuxnet começa a atacar sistemas militares iranianos

Worm criou “espantalhos” nos radares das Forças Armadas do país e oficiais pensaram se tratar de uma invasão do seu espaço aéreo.

Redação do IDG Now!

25/11/2010 às 17h41

Foto:

Ao que parecem o worm Stuxnet escolheu o Irã como alvo principal de atuação. Primeiro, ele atacou reatores de suas usinas nucleares, comprometendo várias de suas centrífugas. Agora, o malware está atingindo os sistemas militares daquele país.

Segundo o site DebkaFile, durante alguns exercícios de defesa, oficiais de segurança iranianos identificaram seis aviões estrangeiros que estariam invadindo o espaço aéreo do país. No entanto, os militares logo notaram que se tratava de um engano e que ninguém havia invadido o território do Irã.

De acordo com a página, o que causou o alarme falso foram os chamados “espantalhos”, que surgiram nos radares, indicando a presença de intrusos. E quando os aviões iranianos foram interceptá-los, não encontraram nada. Investigações posteriores concluíram que as ilusões foram criadas por uma ação do Stuxnet no sistema das Forças Armadas do país.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail