Home > Notícias

Wozniak diz que Apple está deixando de ser “legal”, mas aprova iWatch

Em entrevista, cofundador da companhia apontou que suposto relógio inteligente da Apple seria muito bem-vindo, especialmente com melhorias no Siri.

Macworld / Reino Unido

20/02/2013 às 12h54

wozniak_43501.jpg
Foto:

O cofundador da Apple, Steve Wozniak, disse que a empresa está perdendo seu fator “legal” (cool), mas que daria as boas-vindas a um suposto iWatch com Siri melhorado.

Em uma entrevista recente para a Bloomberg, Wozniak afirmou que empresas como Amazon e Google “todas tem grandes ideias, mas as vezes você precisa de uma massa de usuários leais que comprarão instantaneamente e seguirão por essa direção”. Para ele, “a Apple é muito boa em definir um padrão com um novo aparelho. A Apple ainda tem seu ‘halo’ nesse sentido”.

Na opinião de Woz, a queda de 34% nas ações da Apple desde setembro coloca o CEO Tim Cook sob pressão para lançar novos produtos revolucionários para impulsionar os rendimentos da companhia.

O cofundador sugere que a Apple deveria considerar abrir seu ecossistema, uma ação que poderia envolver permitir que os donos de Windows Phone e Android usem o iTunes em seus aparelhos. Atualmente, a Apple está tendo de depender mais do seu apelo como uma marca “premium” à medida que suas rivais a alcançam em termos de recursos nos aparelhos.

“Nós costumávamos ter esses anúncios, eu sou Mac e eu sou PC, e o Mac era sempre o cara legal”, disse Wozniak. “E ai, é doloroso, porque estamos meio que perdendo isso.”

Por causa de sua presença em mais mercados do que a Apple, Wozniak espera que o Windows Phone, da Microsoft, ganhe “usuários o bastante para continuar com seus tablets e smartphones”.

No entanto, ele acredita que a BlackBerry terá te mudar o sistema do seu hardware para o Android, notando que a companhia que antes era chamada de RIM possui uma “boa reputação como uma fabricante de hardware”.

Relógio inteligente da Apple

Durante a entrevista, Woz também falou sobre um possível relógio inteligente da Apple, assunto que tem sido muito discutido entre fãs da Apple após rumores darem conta que a empresa de Cupertino tem uma equipe de 100 pessoas trabalhando no aparelho.

Wozniak explicou que utiliza seu iPod Nano como um relógio há algum tempo, e que daria as boas-vindas a um possível iWatch, especialmente se trouxer uma versão melhorada do Siri.

“A Apple pode manter seus engenheiros trabalhando na direção do produto certo, não é preciso acelerar para algo que está à frente do tempo”, completou.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail