Home > Notícias

WWDC 2010: saiba o que a Apple deve anunciar hoje

Além do tão falado iPhone 4G, é esperado que o CEO da Apple fale mais sobre o desenvolvimento do HTML 5 e do sistema operacional OS 4.0

InfoWorld / EUA

07/06/2010 às 11h22

Foto:

Hoje, 7/6, espera-se que o CEO da Apple, Steve Jobs, anuncie, durante a Conferência Mundial de Desenvolvedores da empresa (a WWDC 2010, que acontece em São Francisco, nos EUA), a nova versão do iPhone. Além disso, ele deve dar mais detalhes sobre a atualização do sistema operacional do telefone, o OS 4.0, com maior orientação corporativa e capacidade multitarefa (multitasking), que pode ser lançado no verão norte-americano, entre junho e setembro.

Também é aguardado que o CEO dê continuidade aos esforços da companhia em promover o HTML 5, um padrão que já teve adoção significativa por todos os navegadores populares, com exceção do Internet Explorer, como um substituto das tecnologias Flash, da Adobe, e Silverlight, da Microsoft.

Jobs tem sido especialmente crítico quanto à versão móvel do Flash (chegando a publicar uma carta aberta sobre o assunto), alegando que seu desempenho e estabilidade são inaceitáveis, levando ao seu banimento do iPhone OS, sistema operacional do telefone da Apple.

gizmodoiphone390
iPhone 4G: celular, que vazou na Internet, deve ser uma das atrações do evento

As principais novidades, como uma nova versão do iPhone (chamado de iPhone HD e de iPhone 4G em rumores recentes) e talvez outros produtos, devem ser reveladas no keynote, que começa às 14h (horário de Brasília). Além do sistema operacional iPhone 4.0 OS, que deve melhorar a questão da multitarefa, outras melhorias no novo celular devem incluir uma câmera frontal para videoconferência e maior duração de bateria.

Novas versões do Mac OS X, do navegador Safari, e do
iTunes normalmente são anunciadas na WWDC. Apesar da keynote atrair maior atenção em razão de Jobs usá-la para anunciar produtos novos e atualizações, a própria conferência possui um foco grande no desenvolvimento do HTML 5, para ajudar a impulsionar a criação de mais aplicativos e sites que usem o padrão.

Atualmente, os navegadores Safari, Mozilla Firefox, Opera e Google Chrome suportam ao menos metade das especificações HTML 5, e a Microsoft afirma que o seu vindouro Internet Explorer 9 também vai suportar muitas especificações do padrão. O Safari do iPhone OS – utilizado no iPhone, iPod Touch, e iPad – também suporta muitas especificações HTML 5, e muitas sessões da conferência serão focadas em usar o padrão para esses aparelhos móveis.

A Macworld Brasil terá uma cobertura ao vivo do evento. Para mais novidades, fique ligado em nosso site.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail