Home > Notícias

WWDC: as novidades que devem agitar o evento da Apple

Na próxima segunda-feira, dia 8/6, começa um das conferências mais esperadas do ano. Evento deve mostrar a versão 3.0 do sistema operacional para o iPhone, novas versões do aparelho, o Snow Leopard e muito mais

PC World/EUA

04/06/2009 às 12h33

Foto:

Faltam poucos dias para o início do evento Worldwide Developers Conference, que vai de dia 8 ao dia 12 de junho, nos Estados Unidos. Esse congresso da Apple é uma das principais vitrines para empresa revelar novos produtos e softwares desenvolvidos.

Assim como na conferência de 2008, quando foi apresentado o iPhone 3G, este ano a empresa tem tudo para fazer barulho. Os ingressos para participar do evento já esgotaram em abril, e os apaixonados por tecnologia têm certeza que este ano a Apple tem preparado incríveis lançamentos.

>Acompanhe a Macworld Brasil no Twitter

Enquanto esperamos a abertura oficial do evento, preparamos algumas novidades de gadgets, funcionalidades e softwares que provavelmente estarão logo na estréia do WWDC em São Francisco.

Push Notification
A Apple está tentando executar aplicativos em segundo plano desde a  WWDC 2008. As notificações em sistema de push, que permitem ao aparelho alertar o usuário, por exemplo, sobre atualizações de conteúdo, eram esperadas para chegar em setembro, mas, por conta de alguns problemas técnicos, esse recurso ainda não foi lançada. As notificações via push permitem que os desenvolvedores enviem atualizações para os usuários do iPhone em tempo real, sem a necessidade de utilizar usar processos que consomem grande capacidade de bateria em segundo plano.

Lançamento do iPhone 3.0
Quando a Apple anunciou o iPhone 3.0 (já testado por Macworld Brasil), era previsto que o lançamento oficial ocorresse por volta de junho, mas sem uma data exata divulgada. As datas mais prováveis seriam durante a WWDC ou em 17 de julho, segundo fontes do mercado. Os que apostam na chegada durante o evento da próxima semana têm a seu favor indícios como a chegada da nova versão do iTunes, a 8.2, que inclui novas restrições de uso de conteúdo, além de compatibilidade com o iPhone 3.0, como sérios indícios. A Apple passa ainda por uma fase de testes da versão beta 3.0. Confira outros recursos da nova versão, como a função para copiar e colar entre aplicativos.

copiarcolar300

Copiar e colar: um dos recursos que estarão no novo iPhone 3.0

Novos modelos de iPhone
Temos ouvido uma série de informações sobre possíveis lançamentos de iPhone.  Modelos reduzidos da versão 3G, misteriosas peças importadas de sites chineses e muitos rumores de blogs (boa parte deles sem fundamento). Nossa aposta é no anúncio de uma nova versão de iPhone com 32 GB.

Câmera de Vídeo
A versão beta do iPhone OS 3.0 tinha a função de filmagem com a câmera do aparelho. Desde então, foram vistos vários aplicativos de vídeos no sistema OS, e outros que os editam para o iPhone.

Aplicativos proibidos para menores
Um dos maiores problemas para os desenvolvedores de aplicativos foi o elevado número de restrições. Recentemente a Apple rejeitou três aplicativos por fazerem referências a conteúdos que a Apple considera “inadequados”. A companhia desenvolveu um sistema de controle para os pais para classificar aplicações do iPhone a determinados grupos de pessoas, de acordo com suas idades. Esperamos que esta seja uma solução oficial e acabe com os vetos aos aplicativos.

Steve Jobs
O homem com o toque de Midas da Apple está em tratamento médico há alguns meses. Acredita-se que ele pode estar voltando à ativa, com participação em várias decisões da empresa. Nesse cenário, seria uma surpresa que ele permitisse o lançamento de iPhones sem a sua presença.


Download de videos direto do iTunes
Atualmente, não é possível baixar vídeos comprados na loja da Apple (iTunes Store) diretamente pelo iPhone. Mas, com o recente lançamento do iTunes 8.2  é provável que logo seja possível comprar filmes e programas de TV no smartphone, sem a necessidade de sincronização com o computador.

Novas funções do OS X com o Snow Leopard

A Apple prometeu entregar cópias da nova versão do OS X desenvolvedores na WWDC. O Snow Leopard será mais uma evolução de recursos, um refinamento, do que uma revolução. Como o nome sugere, ele tem como base o Leopard e deve apresentar melhorias em recursos de base, coisas que não costumam ser notadas por muitos usuários, como melhor suporte a processadores de vários núcleos (que deve vir acompanhado por ferramentas para desenvolvedores, para que eles possam tirar proveito disso).

Vídeoconferência
Junte uma patente de videoconferência para o iPhone com uma suposta câmera de vídeo na parte frontal do aparelho e você ganha um iChat. Este é um sonho para muitos fãs do iPhone, mas, provavelmente, o lançamento menos provável da lista. No entanto, existem algumas evidências para apostar na videoconferência no iPhone, o que torna esta uma grande cartada para o futuro.

Na próxima segunda-feira vamos descobrir se essas apostas estão certas. E não esqueça de acompanhar a cobertura do evento pelo site da Macword Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail