Home > Notícias

WWDC: o que muda para os desenvolvedores

Saiba o que novidades como a versão 3.0 do sistema operacional do iPhone representam para quem cria aplicativos

Breno Masi, diretor da FingerTips

10/06/2009 às 19h00

Foto:

No keynote de abertura da WWDC 2009, muitas novidades foram anunciadas sobre equipamentos e sistema operacional do iPhone. Algumas atingem diretamente os usuários, como a função copy/ paste, muito esperada por todos desde a primeira versão do iPhone e outras são novas funções habilitadas para os desenvolvedores.

Isso significa que os desenvolvedores de aplicativos terão mais, digamos, matéria-prima para trabalhar, não somente em relação ao novo hardware, o 3G S, mas em relação a todos os iPhones que forem atualizados para a versão 3.0. Inclusive, houve um espaço reservado na keynote para que algumas empresas desenvolvedoras de aplicativos anunciassem seus novos apps e exemplificassem como seus produtos aproveitariam todas as novidades.

Para nós, desenvolvedores, todo esse novo arsenal representa, sem exageros, um divisor de águas, uma nova era dentro do universo de desenvolvimento para iPhone. São quase 1000 novas APIs que poderemos utilizar e que abrirão novos caminhos para planejamento e produção de aplicativos e games.

APIs são como protocolos disponibilizados pela Apple para que nossos aplicativos "conversem" com o sistema operacional e com o hardware do iPhone. Uma das mais interessantes e que deve ter um grande impacto em performance para os novos aplicativos é o sistema de armazenamento CoreData, que aumenta em 50% o gerenciamento das informações acessadas por aplicativos de qualquer natureza.

Além dessa, muitas outras tornarão nossos aplicativos muito mais ricos, por exemplo: aplicativos poderão enviar mensagens a seus usuários mesmo quando inativos, rotas ponto-a-ponto poderão ser traçadas dentro da interface dos aplicativos e não encerrá-los como acontece na versão atual do sistema, games poderão ser compartilhados em tempo real via Bluetooth.

Esperem por uma nova e incrível geração de aplicativos e não esqueçam de atualizar seu iPhone assim que o novo sistema estiver disponível.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail