Home > Notícias

WWDC: SDK conta com novos recursos de localização

Aplicativos para iPhone demonstrados usam serviços de localização do usuário, o que abre caminho para o GPS no aparelho.

da Macworld

09/06/2008 às 14h34

Foto:

wwdc08_160.jpgDurante a apresentação de Steve Jobs no WWDC 2008, a Apple mostrou algumas novidades sobre as interfaces programáveis de aplicações (APIs) do iPhone.

O iPhone compartilha algumas camadas de software com o Mac OS X no desktop, com o uso do mesmo kernel. Scott Forstall, da Apple, disse que a companhia "está abrindo as mesmas APIs e ferramentas usadas internamente para criar todos os futuros aplicativos".

Forstall fez uma demonstração de recursos e ferramentas do SDK para iPhone, muito já dito no evento de março. Ele criou um aplicativo de localização de amigos próximos em instantes, e fez a demo ao vivo. Isso já dá um sinal de serviços de localização no iPhone. "É fácil criar um aplicativo e testar no simulador do próprio Mam", afirmou. O mesmo aplicativo foi mostrado no iPhone.

O uso do SDK contempla a criação também de aplicações com a tela em modo retrato e paisagem, visto que hoje muitos desenvolvedores só criam para modo retrato.

Entre as outras demos de aplicações para iPhone, a Sega mostrou uma versão do game Super Monkey Ball - com 110 fases novas criadas em duas semanas -, um aplicativo para o eBay (o iPhone é o principal dispositivo móvel para usar acessar o site de leilões), que será lançado assim que a App Store sair; ferramentas para blogs (TypePad) e jornalismo, com uma demo  de um programa desenvolvido pela agência de notícias Associated Press. A Loopt, rede social baseada na localização do usuário, também mostrou seu produto para iPhone, entre outros desenvolvedores de software.

Durante as demonstrações, a Apple informou que alguns games da Pangea Software, famosa desenvolvedora de jogos para a plataforma, serão vendidas por 9,99 dólares na loja de aplicativos do iPhone, quando ela for lançada.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail