Home > Notícias

WWDC: software 2.0 para iPhone sai em julho

Novo software ganha recursos adicionais e suporte ao iWork e Microsoft Office, segundo Steve Jobs.

da Macworld

09/06/2008 às 15h07

Foto:

wwcd08_150Steve Jobs falou ainda sobre o novo software para o iPhone - ou iPhone 2.0. Ele será lançado no início de julho como um upgrade gratuito aos donos de iPhone e custará 9,95 dólares para o iPod Touch.

O iPhone 2.0 ganha compatibilidade com arquivos usados em programas de produtividade. Steve Jobs, CEO da Apple, disse no seu discurso de abertura do WWDC 2008 que o novo software do telefone ganha suporte total ao pacote iWork - com o editor de textos Pages, a planilha eletrônica Numbers e o software de apresentações Keynote.

"É um modo incrível de ver os documentos do iWork em qualquer lugar", disse Jobs. O iPhone ganha também compatibilidade com documentos do Microsoft Office, incluindo as apresentações do PowerPoint. "Fica fácil de baixar esses documentos como anexos", afirma.

O cliente de e-mails Mail agora consegue apagar mensagens em massa e salvar imagens dos e-mails na biblioteca de fotos do iPhone. O iPhone 2.0 tem um novo aplicativo de calculadora científica, que para ser ativado basta usar a Calculadora em modo paisagem.

A Apple inseriu também controle para pais no iPhone, que restringe acesso a conteúdo indevido, YouTube, iTunes Store e App Store. E o iPhone agora "fala" idiomas cirílicos e asiáticos, incluindo duas formas de entrada de dados em japonês e chinês, com a possibilidade de trocar de idioma a qualquer momento.

Os aplicativos a serem vendidos na App Store do iPhone terão seu preço definido pelo desenvolvedor, que leva 70% da receita da venda. A Apple não vai cobrar pelo uso do cartão de crédito ou pela hospedagem do software, que conta com DRM Fair Play - aplicativos gratuitos não terão nenhuma cobrança pela Apple em relação ao desenvolvedor.

A AppStore estará disponível em 62 países - praticamente o número de países com iPhone oficial - e aplicativos com 10 MB ou menos podem ser baixados pela rede celular, Wi-Fi ou iTunes. Acima disso, só por Wi-Fi ou pelo iTunes.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail