Home > Notícias

WWDC19: o que esperar do evento da Apple para desenvolvedores

iOS 13, MacOS 10.15, Marzipan, Siri, Mac Pro e muito mais. O que a Apple tem reservado para o público este ano?

Jason Cross, da Macworld (EUA)

02/06/2019 às 11h09

Foto: Divulgação

A Apple realiza vários eventos ao longo do ano, mas os dois mais importantes, de longe, são a introdução de novos iPhones (normalmente em setembro) e a Worldwide Developers Conference, em junho. Conhecido simplesmente como WWDC, o evento de uma semana concentra-se nas pessoas que fazem todos os aplicativos e serviços de que desfrutamos em nossos iPhones, iPads, Macs e Apple Watches.

A WWDC é centrada em sessões de desenvolvimento, mas a semana começa com uma grande apresentação. Os principais executivos da Apple apresentam os próximos sistemas operacionais da empresa e frequentemente revelam novos produtos e serviços. Veja o que esperamos ver neste ano, além de links úteis para você mesmo assistir ao keynote. Teremos cobertura contínua de todas as notícias quentes da WWDC, a partir de segunda-feira, 3 de junho.

Como assistir o keynote da WWDC online

Os grandes anúncios da WWDC são feitos durante a apresentação no primeiro dia. Este ano, eles acontecerão em 3 de junho, às 14h pelo horário de Brasília.

Você pode assistir na página da WWDC da Apple por meio do Safari em um Mac, iPhone ou iPad. Se você tiver um PC Windows 10, poderá assistir usando o navegador Edge. Com o seu Apple TV, você pode assistir pelo aplicativo Eventos.

Além do keynote, a Apple transmitirá toda a conferência, embora as sessões sejam principalmente de interesse apenas dos desenvolvedores. Primeiro, você precisa se inscrever por uma conta no website Desenvolvedores Apple. Uma conta de desenvolvedor não é necessária para assistir à palestra de 4 de junho.

iOS 13

As coisas mais emocionantes na WWDC são geralmente todos os novos recursos que chegam à próxima versão do iOS. Com mais de um bilhão de dispositivos ativos em todo o mundo, o iOS é de longe a coisa mais popular da Apple e um dos sistemas operacionais de consumo mais populares do mundo.

Ouvimos muitos rumores sobre o iOS 13 e quais recursos novos ele nos trará, muitas vezes de fontes confiáveis como Mark Gurman, da Bloomberg. E nós temos uma lista de desejos de recursos. Veja um breve resumo do que achamos que podemos esperar, mas sempre há algumas surpresas. Se você quiser um detalhamento mais preciso, acesse nosso artigo de rumores do iOS 13.

  • Modo Escuro
  • Aplicativos reformulados: Saúde, Lembretes, um aplicativo Encontrar Amigos e Encontrar iPhone combinado, Arquivos e muito mais
  • iMessage atualizado
  • Mapas atualizados
  • Melhores Controles Parentais
  • Um novo modo de suspensão
  • Melhorias no CarPlay
  • Muitos aprimoramentos multitarefa do iPad, incluindo aplicativos com várias janelas
  • Suporte HomePod multiusuário
  • Muitas melhorias para ferramentas e estruturas de desenvolvimento, como ARKit, NFC e SiriKit.

macOS 10.15

Este promete ser um ano realmente grande para o macOS. No ano passado, a Apple explicou seus planos para um projeto de codinome Marzipan, pelo qual os desenvolvedores do Mac poderiam fazer aplicativos para Mac usando a mesma estrutura do UIKit que é usada para aplicativos iOS, além da estrutura atual do AppKit usada atualmente.

A Apple nos deu um primeiro olhar em como serão as quatro aplicações no macOS Mojave: Notícias, Casa, Gravador de Voz e Ações. No macOS 10.15 (nome do ponto de referência da Califórnia a ser revelado), veremos melhorias nesses aplicativos, juntamente com vários outros. Espere uma separação parcial do iTunes (finalmente!) com aplicativos Apple Music, TV e Podcasts separados, para começar.

Mas a verdadeira razão para ficar animado com o Marzipan no macOS 10.15 é que a Apple deve abri-lo para todos os desenvolvedores, tornando quase tão fácil transformar um aplicativo para iPhone em um aplicativo Mac quanto em um aplicativo para iPad. Isso poderia estourar o software Mac disponível e, mais importante, fazer o Mac funcionar melhor com a plataforma móvel muito mais popular da Apple. A capacidade de usar a maioria dos seus aplicativos favoritos para iPhone ou iPad no seu Mac é o tipo de coisa que pode realmente impulsionar as vendas do Mac.

Há rumores de que o macOS 10.15 também permitirá que você use o seu iPad como um monitor secundário. E a Siri no Mac pode finalmente ter a capacidade de definir alarmes e temporizadores. Dizem que o aplicativo Mac Messages obterá alguns recursos do iOS, como adesivos e efeitos.

Apple Arcade e Apple TV+

Em março, a Apple anunciou seu serviço de jogos por assinatura Apple Arcade, dizendo que a lançaria no outono. A promessa da Apple de que jogos serão jogáveis em iOS, Mac e Apple TV nos faz pensar que eles serão criados exclusivamente como aplicativos UIKit, e a sincronização do progresso entre eles dependerá de novas alterações sob o capô no macOS 10.15 e no iOS 13. Poderemos ouvir um pouco mais sobre o serviço Apple Arcade nesse contexto especificamente (fazer jogos multiplataforma), mas provavelmente ainda não obteremos uma data de lançamento ou preço específico.

Apple TV+ também foi anunciada no evento de março, mas provavelmente não veremos muitos novos programas da Apple TV+ anunciados na WWDC. Pelo contrário, pode ser mencionado de passagem como parte de trazer o aplicativo de TV para Macs no macOS 10.15. A data, a programação e o preço de lançamento reais provavelmente serão anunciados posteriormente.

Siri

Nós realmente não ouvimos muito sobre os rumores da Siri que levam à WWDC. A Siri no Mac deve melhorar, mas apenas por recuperar os recursos disponíveis no iPhone. É dito que o framework SiriKit para desenvolvedores tem algumas novas “intenções”, que são os tipos específicos de funções que a Siri pode integrar aos aplicativos de terceiros.

Mas não ouvimos sobre alguns dos grandes problemas fundamentais: a Siri está melhorando a compreensão precisa do discurso, trabalhando com uma variedade muito maior de serviços e fornecendo um conjunto de informações muito mais amplo para responder às suas perguntas. Essas são as áreas onde a Alexa e o Assistente do Google estão longe de liderar, e esperamos que a Apple seja capaz de demonstrar que está, se não chegou lá ainda, ao menos fazendo o tipo de melhorias importantes para a Siri que nos dão confiança em seu futuro.

Um novo produto de hardware

A Apple pode anunciar um novo acessório de hardware na WWDC, o qual funcionaria da mesma maneira que os rastreadores Tile: usando o Bluetooth Low Energy para “localizar” iPhones próximos, de forma a proteger a privacidade para que você saiba rastrear qualquer objeto ao qual você o anexou. Isso é feito para acompanhar um novo aplicativo de rastreamento completo para iOS e MacOS, que combina o Encontrar iPhone com Encontrar Amigos.

Em outras palavras, a Apple vai colocar todos os recursos de rastreamento em um único aplicativo e vender um pedaço de hardware de rastreamento. Espere um grande foco no modo como a Apple protege sua privacidade e segurança com isso.

Mac Pro e Pro Display

Ouvimos primeiro que a Apple estava trabalhando em um novo Mac Pro em 2017. No ano passado, tivemos uma atualização, já que a Apple confirmou que o Mac Pro seria “um produto de 2019”. A Apple também confirmou anteriormente que seu novo desktop topo de linha Mac para profissionais será acompanhado por um novo monitor da Apple.

Não sabemos muito sobre o Mac Pro, além do fato de que a Apple parece reconhecer que o design de “lixeira” do modelo atual não oferece o fácil acesso, a personalização ou a capacidade de atualização exigidos pelos usuários do Pro. Assim, o novo Mac Pro provavelmente será um projeto um pouco mais tradicional e mais modular, embora não ache que você deva esperar o tipo de mercado de hardware de mixagem e combinação de desktops Windows.

Quanto ao novo display da Apple, os últimos rumores sugerem que ele pode medir 31,6 polegadas com uma taxa de proporção mais ampla e resolução de 6K. Diz-se que incorpora a retroiluminação “mini-LED”, que deve proporcionar uma gama e precisão de cores excepcionais.

Um novo MacBook Pro de 16 polegadas

Há um boato que a Apple está lançando um novo MacBook Pro este ano: um modelo de 16 polegadas com um “design totalmente novo”. Novos MacBook Pros são frequentemente revelados na WWDC, então este poderia ser o lugar. Se o boato for mesmo verdadeiro, a Apple também pode optar por não anunciá-lo se ele não estiver realmente próximo à entrega, optando por revelá-lo em uma data posterior.

A Apple acaba de anunciar atualizações para os atuais modelos MacBook Pro de 13 e 15 polegadas, dando a eles os processadores Intel mais recentes, mas sem outras alterações significativas no design. Isso pode ser uma indicação de que não podemos esperar nenhuma outra notícia do MacBook na WWDC. Também pode ser a maneira como a Apple tira pequenas atualizações do caminho para poupar tempo no keynote para anúncios mais substanciais.

É definitivamente estranho que a Apple atualize os MacBook Pros existentes antes de deixá-los obsoletos com um novo design, portanto, se um novo MacBook Pro for anunciado, espere que ele apresente mudanças significativas no design, as quais fazem a empresa querer manter o modelo de 15 polegadas no mercado ao mesmo tempo: um CPU projetado pela Apple baseado em ARM, uma tela de toque, coisas assim.

O que não estará na WWDC 2019

Se você está esperando notícias sobre novos iPhones, esqueça. A Apple realiza um evento separado para anunciá-los, geralmente em setembro. A empresa também usou seus grandes eventos de setembro para anunciar os AirPods, e esperamos que os AirPods de segunda geração ou outros acessórios móveis provavelmente sigam o exemplo.

O Apple Watch está no mesmo barco. Todos foram introduzidos durante o evento da Apple em setembro. Podemos ouvir um pouco de watchOS 6, mas não o novo hardware do Apple Watch.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail