Home > Notícias

Xbox SmartGlass é a estratégia multi-tela da Microsoft

Recurso permitirá que os usuários vejam “conteúdo complementar” em aparelhos como tablets e smartphones.

Nick Barber, IDG News Services

05/06/2012 às 13h28

Foto:

A Microsoft espera criar uma experiência imersiva entre múltiplos aparelhos onde os usuários poderão consumir conteúdo diferente e completementar em cada plataforma com um software chamado Xbox SmartGlass, anunciado durante a E3 Entertainment Expo em Los Angeles, nos EUA. 

Neste ano a Microsoft está fazendo o maior esforço na história de sua plataforma para oferecer conteúdo que não sejam jogos. Tentando atrair um público geral, em vez de apenas os games mais ferrenhos, a Microsoft mostrou como o SmartGlass pode ser usado para enriquecer a experiência com programas de TV, filmes e navegação na web.

Em um exemplo mostrado em um vídeo promocional jogadores em uma partida de Madden NFL podem armar uma jogada em um tablet e executá-la no jogo. Assim que um gamer levanta o tablet, o jogo pausa automaticamente e continua depois que os ajustes forem feitos. Em outro exemplo um jogador em uma partida de Halo 4 pode acessar informações adicionais após atingir um certo ponto no jogo. Entre elas estatísticas sobre o jogador e mais informações sobre a história do jogo através de uma série de vídeos. A Microsoft também mostrou como é possível começar a mostrar um filme em um tablet, pausá-lo e continuar assistindo na TV.

Marc Whitten, vice-presidente do Xbox Live, demonstrou como o SmartGlass pode ser usado com séries de TV. Ao reproduzir um episódio da série Game of Thrones, da HBO, no XBox 360, um tablet mostrava um mapa indicando onde a cena se passa no mundo da série.

“Meu smartphone e meu tablet estão acompanhando toda a ação na TV”, disse ele.

Além de jogos, séries de TV e filmes, o SmartGlass também pode ser usado para auxiliar a navegação na web. Consoles como o PlayStation 3 e Nintendo Wii já trazem navegadores, mas eles são tipicamente difíceis de usar com um joystick. Whitten mostrou como os consumidores poderão usar um smartphone para controlar o que está acontecendo no Internet Explorer para Xbox, rolando uma página ou usando o gesto de “pinça” para controlar o zoom. Todas as ações no smartphone eram replicadas no Xbox conectado à TV.

O SmartGlass funciona em PCs e Tablets com Windows 8, Windows phone e outros aparelhos, como iPhones e iPads.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail