Home > Notícias

Xiaomi cresce 211% e já está em terceiro no ranking de smartphones

Empresa está atrás apenas de Samsung e Apple, segundo IDC. Mercado mundial cresce 25,2% no trimestre, com 327 milhões de smartphones

Da Redação *

30/10/2014 às 14h23

fachada xiaomi 520.jpg
Foto:

Os smartphones da empresa chinesa Xiaomi ainda não são comercializados nos EUA, mas a explosão de vendas de aparelhos da companhia na China foi suficiente para guindá-la ao terceiro lugar no ranking dos fabricantes mundiais de dispositivos móveis, segundo dados divulgados pelas empresas de pesquisa IDC e Strategy Analytics. 

No terceiro trimestre de 2014, a Xiaomi detém 5,3% do mercado global de celulares. A empresa está bem longe do segundo lugar, a Apple, que detém 12% do mercado mundial, e da Samsung, que tem 24,7% do mercado, segundo a IDC. Mas, diferente das rivais, ela acelerou ranking acima com um salto de 211% nas vendas do trimestre comparadas com 2013.  Durante o período, o carro-chefe da Xiaomi foi o Mi 4, um dispositivo de alta performance que é vendido por apenas US$ 326. 

Essa é a primeira vez que a Xiaomi ganha espaço entre os cinco maiores fabricantes mundiais de celulares, segundo o IDC. O quarto lugar no ranking está com Lenovo e o quinto lugar com LG Electronics. A Xiaomi começou a vender telefones móveis há apenas três anos, mas rapidamente subiu no ranking por oferecer aparelhos Android de baixo custo que lhe garantiram a liderança na China. 

 

Vendas mundiais

Enquanto isso, a Samsung está ensanduichada entre a concorrência dos telefones chineses produzidos por Xiaomi, Lenovo e Huawei e a agressividade da Apple com aparelhos de primeira linha, mais caros, que ganharam telas maiores.

Embora continue no primeiro lugar do ranking, a empresa coreana viu sua fatia de mercado encolher de 32,5%, no terceiro trimestre de 2013, para 23,8% no mesmo período de 2014, segundo a IDC. A Apple, por sua vez, manteve sua fatia de mercado praticamente estável (12,% em 2014 contra 12,9% em 2013), mas teve seu melhor trimestre de vendas até agora, com crescimento de 16% nas entregas de aparelhos por causa do início das entregas dos novos iPhone 6 e iPhone 6 Plus. 

No total, segundo dados do IDC, foram comercializados 327 milhões de smartphones no terceiro trimestre de 2014, um crescimento de 25,2% sobre o ano anterior. Mercados emergentes tiveram maior crescimento das vendas, de 30%. enquanto que mercados desenvolvidos tiveram crescimento de um dígito, segundo o IDC. 

* Com material de Michael Kan - IDG News Service

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail