Home > Notícias

Xperia E ganha versão experimental do Firefox OS

Sistema ainda está em estado experimental, e deve ser usado apenas por desenvolvedores interessados em criar ou testar aplicativos

Mikael Ricknäs, IDG News Service

27/02/2013 às 16h43

Foto:

A Sony Mobile está oferecendo uma versão experimental do Firefox OS para um de seus smartphones, para ajudar os desenvolvedores a conhecer o sistema e começar o trabalho de produção e adaptação de aplicativos.

A empresa já havia dito no ínicio deste semana que estava analisando o uso do Firefox OS em futuros smartphones. E para mostrar o progresso atual da iniciativa, disponibilizou uma versão experimental do sistema para o Xperia E. O anúncio foi feito em um blog da Sony Mobile, que também detalha como instalar o software. 

O sistema operacional Firefox OS está sendo apresentado como uma alternativa superior ao Android em aparelhos de baixo custo para mercados em desenvolvimento, e é desenvolvido com base em tecnologias da web como JavaScript e HTML5.

Os primeiros aparelhos com o sistema são todos baseados em processadores Qualcomm e serão oferecidos por empresas como a Alcatel One Touch, LG e ZTE a partir de meados deste ano, de acordo com a Mozilla. A Huawei é outra empresa que pretende lançar produtos com o Firefox OS ainda neste ano.

firefoxos_sony-360px.jpg
Xperia E já pode rodar uma versão, experimental, do Firefox OS

A Sony está adotando uma abordagem mais cautelosa e diz que “irá investigar tecnologias emergentes como o Firefox OS para ampliar seu portfolio de produtos Premium para uma base de consumidores mais ampla” em conjunto com a operadora espanhola Telefónica, que é uma grande apoiadora do sistema da Mozilla.

O software ainda não está pronto para o uso diário e tem várias limitações. Por exemplo, as interfaces de rádio não funcionam. Ou seja, os desenvolvedores não podem fazer chamadas, usar o Wi-Fi ou Bluetooth. E a sensibilidade ao toque não está completamente calibrada, de acordo com a Sony.

O Xperia E, ainda não disponível no Brasil, tem uma tela de 3.5” e um processador de 1 GHz, mesmas especificações do primeiro smartphone com o Firefox OS anunciado pela chinesa ZTE, chamado Open.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail