Home > Notícias

Yahoo adota filtro da McAfee para conter ação de sites maliciosos

SiteAdvisor aponta páginas de origem suspeita; serviço está disponível como plug-in e será também integrado a sistema de busca.

IDG News Service/EUA

06/05/2008 às 9h53

Foto:

A partir desta terça-feira (06/05), o Yahoo começa a usar a plataforma de filtragem de sites maliciosos da McAfee, o SiteAdvisor, para indicar a internautas possíveis páginas que instalem spywares, espalhem malware e distribuam spam.

O SiteAdvisor pode ser baixado como um plug-in para os navegadores Firefox ou Internet Explorer, mas o Yahoo vem trabalhando desde o final do ano para integrar a tecnologia de avaliação em seus servidores do sistema de busca, de acordo com Priyank Garg, diretor de gerenciamento de produto do Yahoo.

Sites associados com malware serão descartados dos resultados de buscas e usuários do Yahoo verão agora alertas em vermelho mostrando que determinada página pode ter ligações com spywares, malwares e spams.

O Yahoo chamou sua versão do serviço de SearchScan, e planeja torná-lo padrão para todos os usuários nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

A companhia eventualmente lançará o SeachScan em todos os países que oferece a busca, com lançamentos asiáticos e latino-americanos agendados logo em seguida, afirmou Garg.

Garg estimou que os sites maliciosos estavam atraindo cerca de um milhão de cliques a partir das buscas do Yahoo por dia. "Muitos usuários estavam se expondo a isto sem qualquer conhecimento", afirmou.

O SearchScan é apenas uma de muitas funções de segurança que a McAfee planejou, afirmou Tim Dowling, vice-presidente do grupo de segurança online da empresa. O Yahoo, no entanto, será o único buscador a usar o SiteAdvisor em seus servidores, acrescentou.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail