Home > Notícias

Yahoo anuncia planos pagos para sistema de busca customizável

Desenvolvedores poderão pagar para que BOSS suporte maior quantidade de resultados pela API de busca oferecida pelo Yahoo.

IDG News Service / EUA

12/02/2009 às 10h35

Foto:

O Yahoo anunciou nesta quarta-feira (11/02) mudanças no seu serviço para customização de sistema de busca com acesso a dados estruturados, além de introduzir taxas para uso do Build your Own Search Service (BOSS) como forma de sustentar o aumento na procura pela ferramenta.

Desenvolvedores poderão usar a API do BOSS para acessar o SearchMonkey, que pode tornar os resultados ainda mais úteis e atraentes usando dados estruturados, afirmou o Yahoo.

"Estamos expondo os dados estruturados no SearchMonkey para todos os desenvolvedores BOSS", afirmou Bill Michels, diretor-sênior da Open Search Plataform, do Yahoo.

Com a introdução dos planos pagos planejada para o segundo semestre, o Yahoo também aumentará a quantidade de resultados de busca a partir de uma API de 50 para mil. As taxas variam dependendo do tipo e da quantidade de resultados de busca envolvidos. O Yahoo também oferecerá licenças para promover a criação de sistema de busca BOSS mais sofisticados.

A companhia também mudará os termos de uso para que seja mais fácil que desenvolvedores monetizarem os serviços de busca. Anteriormente, o Yahoo não permitia que eles gerassem receita a partir do BOSS.

Tanto o BOSS quanto o SearchMonkey estão entre as recentes iniciativas de abertura de sua busca que o Yahoo lançou como forma de tentar recuperar o mercado perdido para o Google nos últimos anos.

Ao encorajar desenvolvedores externos a construir aplicações e serviços online usando sua infraestrutura, o Yahoo espera tornar seus produtos de busca mais rentáveis e populares. Ainda sim, permanece uma incógnita o quanto esses esforços serão traduzidos em participação de mercado.

Nesta semana, balanço da Nielsen Media mostra que o Google dominou quase 63% de todas as buscas nos Estados Unidos em janeiro, enquanto o Yahoo aparece em uma  distante segunda posição, com mais de 16%.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail