Home > Notícias

Yahoo e Microsoft perdem participação em buscas para o Google em 2008

Google abocanhou 69,5% das buscas nos EUA no ano passado, seguido pelo Yahoo (19,2%), e em terceiro lugar, vem a Microsoft (5,9%).

IDG News Service/EUA

13/01/2009 às 10h15

Foto:

Yahoo, Microsoft e Ask.com perderam participação para o Google no mercado norte-americano de buscas em 2008, revela a avaliação da Hitwise.  O Google abocanhou 69,5% de todas buscas feitas nos EUA no ano passado. O Yahoo, segundo colocado, ficou com 19,2% do mercado, seguido pela Microsoft, com 5,9% de market share, e pelo Ask.com, com 3,2% de participação.

Em dezembro de 2008, o Google respondeu por 72,1% de todas as buscas online feitas nos Estados Unidos, um crescimento de 6,2 pontos porcentuais em relação a dezembro de 2007, quando registrou 65,9% de participação.

Já o Yahoo ficou posicionado em um distante segundo lugar com 17,8% de participação nas buscas feitas nos EUA no mês, queda de 3 pontos porcentuais em relação a dezembro de 2007, quando respondia por 20,9% das buscas.

A plataforma da Microsoft se manteve na terceira posição do ranking, mas perdeu espaço - de 7% das buscas em dezembro de 2007 para 5,6% no mês passado - enquanto o Ask.com segurou a quarta posição com 3,4% de participação em dezembro de 2008 - abaixo dos 4,1% das buscas online registrados no ano anterior.

Dominância - O posicionamento do Google reflete sua posição dominante no mercado de links patrocinados. De acordo com um estudo da IDC publicado em dezembro, o mercado de links patrocinados representou 51% dos investimentos em publicidade online nos Estados Unidos no terceiro trimestre de 2008.

O Google detinha 54% de participação em buscas patrocinadas e 35% de todos os investimentos em publicidade online no terceiro trimestre, seguido pelo Yahoo com 12,6% de participação em links patrocinados e 14% da publicidade online nos Estados Unidos, de acordo com a IDC.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail