Home > Notícias

Yahoo estréia beta do novo Calendar para desenvolvedores

Melhorias do novo Yahoo Calendar visam facilitar compartilhamento de informações e oferecer interface mais interativa.

IDG News Service/EUA

08/10/2008 às 14h47

Foto:

O Yahoo desenvolveu um novo calendário online que, segundo a companhia, oferece melhorias significantes sobre o produto atual porque torna mais fácil compartilhar itens e tem uma interface mais interativa.

O Yahoo começa a oferecer o novo Yahoo Calendar nesta quarta-feira (08/10) em versão beta no Brasil, Estados Unidos, Índia, Taiwan e Reino Unido. Nos demais países deverá estar disponível nos próximos meses.

Apesar do Yahoo Calendar e Yahoo Mail estarem fortemente integrados, apenas 8,1 milhões de pessoas usam o calendário, contra 278 milhões de usuários do webmail da companhia, disse John Kremer, vice presidente do Yahoo Mail.

A situação é similar a de outros provedores de e-mail e calendários online, disse Matt Cain, um analista do Gartner. Apenas 4% dos consumidores usam o calendário online atrelados aos seus serviços de e-mail preferidos, segundo Cain.

O analista explica que há várias razões para isso, inclusive o uso de calendários de papel e softwares com calendário como Outlook e Lotus Notes.

No entanto, o Gartner vê condições favoráveis para impulsionar significativamente o uso de calendários online entre os consumidores, dos cerca de 4% em 2008 para 25% em 2012, disse Cain.
 
Os fatores que irão elevar o uso incluem o crescimento da adoção de padrões abertos na indústria que produz serviços de calendário online com interoperabilidade. Isso está associado à crescente percepção entre os consumidores acerca dos benefícios de assinar calendários públicos e compartilhar seus calendários online com a família e amigos. Além disso, usuários mais jovens estão crescendo usando calendários online, acrescentou Cain.

"Não há dúvidas de que calendários online irão emergir como uma parte muito importante do portal de software de colaboração oferecido pelo Yahoo, Microsoft, Google e AOL".

O novo Yahoo Calendar permitirá aos usuários compartilhar dados com usuários de outros serviços. Esta compatibilidade é possível porque o Calendar é construído no padrão aberto como o iCalendar e o CalDAV.

O novo Calendar também dará a desenvolvedores a chance de construir aplicativos e extensões via API e baseadas em sua arquitetura padrão. O Yahoo disponibilizou um site para usuários interessados em mais informações sobre o beta do novo Calendar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail