Home > Notícias

YouTube atualiza aplicativo para iPhone com foco no Chromecast

Usuários também poderão navegar pelo app enquanto vídeo é reproduzido no canto inferior da tela, até de efetuar busca em canais e listas.

Zach Miners, IDG News Service

20/08/2013 às 17h32

ChromeCast-435px.jpg
Foto:

O YouTube está adicionando algumas funções novas de vídeo ao seu aplicativo móvel para iOS e Android. Algumas das ferramentas são destinadas a dar aos usuários mais controle sobre como eles reproduzem vídeos em televisores por meio do uso do Chromecast - dispositivo de streaming de vídeo novo do Google.

As mudanças começam a ser lançadas oficialmente nessa terça-feira (20), anunciou o Google no blog da empresa. Uma atualização menor foi liberada apenas para uma pequena porcentagem de usuários do Android na segunda-feira (19), de acordo com um porta-voz do YouTube.

Dentre as mudanças está uma nova ferramenta que permite aos usuários deslizar o dedo na tela para mover um vídeo para a parte inferior do display e reduzir seu tamanho para que possam buscar outro conteúdo enquanto o vídeo ainda é reproduzido. 

A ideia por trás do recurso é para trazer mais vídeos aos usuários ao mesmo tempo em que eles exploram o aplicativo - mesmo se o clipe menor ocupar toda a atenção.

"Você pode assistir a um vídeo sobre como fazer o frango frito perfeito enquanto procurava receitas de caramelos caseiros", disse os engenheiros de software do YouTube, Matias Cudich e Waldemar Baraldi.

Chromecast

A nova versão do aplicativo inclui várias outras melhorias para mudar a forma como exibe vídeos e interage com outros dispositivos como o Chromecast. 

O app do YouTube já tem um botão "Cast" para que as pessoas enviem vídeos a partir de seu smartphone ou tablet para sua TV por meio do Chromecast, Google TV ou PlayStation 3. Com o aplicativo atualizado, os usuários verão uma pré-visualização de tela quando o aplicativo estiver conectado à televisão.

Com o preview, os usuários verão uma miniatura do vídeo em seu smartphone ou tablet, permitindo que optem por reproduzir o clipe na TV ou adicioná-lo à fila, sem alterar o vídeo que está sendo exibido.

O Google lançou o dispositivo Chromecast, de 35 dólares, no mês passado, como sendo uma alternativa mais barata para dispositivos concorrentes, como o set-top box da Apple.

O Chromecast se conecta à porta HDMI de uma televisão para permitir que vários tipos de conteúdo em vídeo e música sejam exibidos no aparelho a partir de smartphones, tablets ou desktops de usuários.

A nova versão do app do YouTube também permite aos usuários buscar e navegar por canais em playlists. Anteriormente, os usuários não podeiam pesquisar ou assistir a listas dentro do YouTube móvel, disse um porta-voz da empresa.

E, finalmente, as ferramentas do aplicativo atualizado possuem aparência limpa e simples que poderá ser vista em outros aplicativos do Google, disse a empresa.

Concorrência

A última vez que o serviço de vídeos da gigante recebeu uma atualização considerável para dispositivos móveis foi no ano passado, quando a versão do app para iPhone 5 e iPad ganharam um visual melhorado. No ano passado, a versão para Android também recebeu melhorias com relação à velocidade e interface dos canais.

O YouTube enfrenta uma crescente pressão para estar sempre atualizado e oferecer novos recursos aos usuários, a medida que o cenário de vídeos mobile se amplia. O aplicativo de vídeos do Instagram e o Vine, do Twitter, são os dois rivais que brigam pela preferência dos usuários.

Para dar às pessoas outra opção, os fundadores do YouTube recentemente lançaram o MixBit, um serviço projetado para permitir aos usuários gravar, editar e postar vídeos juntamente com outras fontes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail