Home > Notícias

YouTube cria serviço para encurtar URLs

Novo youtu.be pode ser usado diretamente na conta do YuTube ou colado no link do vídeo manualmente.

Daniela Braun, do IDG Now!

22/12/2009 às 10h59

Foto:

O Google anunciou um novo serviço específico para encurtar links de vídeos do YouTube. Com o youtu.be, além de reduzir os caracteres para mensagens no Twitter, Google Reader ou no Facebook, por exemplo, os internautas saberão que o link com esta terminação será direcionado a um vídeo no YouTube.

"Desenvolvedores também podem criar coisas intreressantes como mostrar thumbnails, inserir o vídeo diretamente ou rastrear o conteúdo para ver como ele é disseminado [na rede] em tempo real", explica a empresa em um post no blog do YouTube, na segunda-feira (21/12).

O internauta pode usar a ferramenta pelo link 'AutoShare' de sua conta no YouTube para compartilhar o conteúdo em serviços como Twitter e Google Reader. Quando indicar um vídeo como favorito no YouTube, por exemplo, a ação será classificada na rede de contatos do internauta, que poderá visualizar o link curto do serviço.

Para usar o youtu.be manualmente, o usuário precisa copiar a URL do vídeo e substituir o trecho  "http://www.youtube.com/watch?v=" pelo link curto "http://youtu.be/". Por exemplo: um link completo como http://www.youtube.com/watch?v=FdeioVndUhs será transformado sem http://youtu.be/FdeioVndUhs.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail