Home > Notícias

YouTube lança app para iPhone um dia antes de evento da Apple

Após anunciar saída de app nativo no iOS 6, Google libera novo aplicativo separado do serviço. Por enquanto, software não tem suporte para iPad.

IDG News Service / EUA

11/09/2012 às 11h48

Foto:

O Google lançou nesta terça-feira, 11/9, um aplicativo separado do YouTube para iPhones depois de anunciar que o app nativo do seu site de vídeos será removido no ainda inédito sistema iOS 6. A novidade chega apenas um dia antes do evento da Apple para a imprensa nesta quarta, quando é esperado que a empresa lance o novo iPhone e possivelmente o iOS 6 (sem o YouTube).

Além disso, o lançamento do iOS 6 marcará um rompimento muito público entre Apple e Google. A empresa de Cupertino está abandonando o Google Maps em troca de seu próprio sistema de mapas, que também trará caminhos passo-a-passo gratuitos, mas não terá recursos como o modo StreetView. A saída do app nativo do YouTube é outra baixa, já que a partir de agora deixará de ser um programa embutido no sistema para apenas mais um aplicativo na App Store.

Mas o novo app separado do YouTube para iPhone possui suas vantagens – ao menos para o Google. Por exemplo, a companhia não depende mais da Apple para liberar atualizações dos app. Só que o mais importante provavelmente é que os vídeos do aplicativo agora podem exibir anúncios, trazendo junto com isso milhares de outros vídeos, anunciou o YouTube, que não estavam disponíveis na versão nativa.

youtubeiosapp01

Também há um novo guia de canais com seus canais assinados, e um novo recurso de buscas com sugestões aparecendo enquanto você digita. As já familiares ferramentas de comentários e vídeos relacionados também estão lá. Além disso, se você deslizar o dedo para a direita, poderá ter acesos a várias categorias do YouTube em um formato tradicional de linha do tempo, ou entrar com sua conta e adicionar as preferências de canais.

O que ainda falta nesse novo aplicativo é o suporte para iPad. “Estamos trabalhando em uma versão otimizada do app do YouTube para iPad nos próximos meses”, afirmou o diretor da divisão mobile do YouTUbe, Andrey Doronichev. Enquanto isso, os usuários do iOS 6 no tablet da Apple precisarão acessar o site de vídeos pelo navegador Safari (ou Chrome).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail