Home > Notícias

ZTE começa a produção nacional de tablets em agosto

Data e investimentos foram divulgados por executivos da empresa durante reunião, nesta segunda-feira (27/6), com a presidente Dilma Rousseff.

Redação do IDG Now!

27/06/2011 às 13h08

Foto:

A fabricante chinesa ZTE anunciou nesta segunda-feira (27/6) que vai produzir tablets no Brasil a partir de agosto. O comunicado foi feito por diretores da empresa à presidente Dilma Rousseff, com quem se encontraram na manhã desta segunda.

Se o prazo for mantido, o tablet da ZTE poderá ser fabricado antes mesmo do prometido iPad nacional. Na semana passada, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, anunciou que o esperado início da fabricação local do Apple iPad pela fabricante Foxconn seria adiado de julho para setembro por falta de mão de obra.

O presidente da ZTE, Hou Weigui, informou ainda que a empresa investiu no Brasil 30 milhões de dólares como parte dos 250 milhões de dólares anunciados em abril, durante visita de Dilma à China. Weigui explicou que a produção dos tablets será feita em parceria com fabricantes locais.

Em abril, a ZTE lançou no mercado brasileiro o V9, um tablet de 7 polegadas com câmera, modem 3G e sistema Android 2.1. O aparelho começou a ser vendido inicialmente pela operadora TIM por 996 reais - modelos concorrentes com funções equivalentes custam quase 2 mil reais. A empresa não revelou, contudo, detalhes técnicos do aparelho que será produzido por aqui.

A ZTE tem um terreno para construção de uma fábrica em Hortolândia, cidade próxima a Campinas (SP). A empresa prevê que a fábrica empregue 2,5 mil trabalhadores e que os 250 milhões de dólares anunciados em abril sejam investidos até 2014.

Em maio, Mercadante informou que 12 empresas teriam interesse em fabricar tablets no País. A lista inclui LG, Motorola, Positivo, Itautec e Samsung, entre outras.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail