Home > Notícias

Zune não tem como competir com iPhone, diz analista

Aparelho da Microsoft provavelmente não conseguirá combater iPhone da Apple, disse analista da Jupiter Research.

Macworld/Reino Unido

28/07/2008 às 14h39

Foto:

Apesar da pretensão do chefão da Microsoft Steve Ballmer, é improvável que o iPhone ganhe um concorrente da família Zune alertou um analista nesta segunda-feira (28/07).

Ballmer, na semana passada, disse que planejou reforçar sua batalha com a Apple, quando afirmou que a companhia planeja mudar a forma como ela trabalha com vendedores de hardware - a fim de que as soluções do Microsoft Windows possam competir justamente com os produtos da Apple.

“Hoje, nós estamos mudando a forma como trabalhamos com vendedores de hardware para assegurar que podemos fornecer experiências completas sem compromisso. Nós iremos fazer o mesmo com os telefones - dar uma escolha, à medida que trabalhamos para criar ótimas experiências ao usuário final”, disse ele.

É uma grande mudança na forma como a companhia trabalha com seus parceiros - e pode demorar algum tempo para isso chegar aos produtos, é o que acredita a maioria.
Mas um desses produtos não será um telefone - bem, pelo menos não um telefone Zune. O analista Michael Gartenberg apontou que há uma diferença entre os modelos de negócios do Windows Mobile (a Microsoft espera estender o espaço do telefone móvel) e Zune.

“O Windows Mobile é uma plataforma e sistema operacional. Ninguém nunca conseguiu licenciar com sucesso plataformas de tecnologias para outros e competir com um dispositivo próprio. A Apple falhou (duas vezes), Palm e Nokia também tentaram. Isso simplesmente não pode ser feito”, ele disse ao observar que 20 milhões de licenças do Windows Mobile já foram distribuídas.

O analista acredita que o mais provável é que a Microsoft insira as novas funções na versão futura do Windows Mobile, da mesma forma que as características do iPod foram integradas ao iPhone.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail