Home > Notícias

Zynga, dona do Farmville, perde mais de 10 milhões de usuários em abril

Remoção de mensagens de terceiros pelo Facebook impediu que jogadores acompanhassem seus games sociais, derrubando a audiência

GamePro/EUA

06/05/2010 às 17h28

Foto:

Quem vende games no varejo ou por download costuma estar sujeito a altos e baixos, mas certamente não tem de lidar com mudanças que afetam todo um mercado, como ocorreu com desenvolvedores de games para o Facebook nos últimos dois meses.

De acordo com relatório publicado pela Inside Social Games, uma mudança em princípio inofensiva, implantada pelos designers da rede social - e que removeu as mensagens de notificação enviadas por terceiros -, impediu que os gamers soubessem da evolução de suas partidas e, por consequência, ficaram longe dos games.

A Zynga, em especial, perdeu mais de 10 milhões de usuários em seus oito principais jogos em abril. Só o Farmville perdeu mais de 4 milhões de jogadores, uma queda que chega a um pouco mais de 5% da audiência total do jogo, estimada em 80 milhões.

Outra queda brusca de audiência em abril vitimou a MindJolt Games, que perdeu um terço de seus 21 milhões de jogadores. O segundo game mais jogado no Facebook, Birthday Cards, sofreu seu segundo mês de queda de audiência: depois de perder mais de 7 milhões de usuários em março, teve 5,5 milhões de jogadores a menos em abril.

Os 25 games mais populares no Facebook e suas alterações de audiência em abril estão disponíveis neste site.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail